Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Abaixe a pressão e pese menos

A hipertensão, que atinge cerca de 30% da população brasileira, pode ser prevenida e amenizada com esta dieta exclusiva e exercícios físicos. De quebra, você elimina quilos indesejáveis e ganha saúde


Da Revista Dieta Já


Vários estudos nacionais indicam que cerca de 30% da população adulta é hipertensa, mas metade não sabe. E, das pessoas que sabem, apenas 40% tomam algum remédio. No entanto, a medicação nem de longe quer dizer um controle ideal. Até porque só 10% consegue tomar os remédios corretos na hora certa.


O cardiologista Heno Ferreira Lopes, da Unidade Clínica de Hipertensão do Incor (Instituto do Coração), do Hospital da Clínicas de São Paulo, SP, acredita que o estilo de vida contribui de forma considerável para o aumento dos casos de hipertensão. “Poderíamos dizer que isso é um círculo vicioso: a obesidade está ligada a essa doença porque quanto mais a pessoa engorda, mais aumenta a pressão”, afirma o cardiologista.


A pior notícia é que, segundo previsões internacionais, o número de hipertensos no Brasil pode aumentar 80% até 2025. Antes mais comum em idosos (acima de 65 anos), a doença agora está também entre obesos, diabéticos e sedentários e ainda em subgrupos como gestantes e crianças.


“A pressão alta não possui uma causa específica ou isola olada, mas estudos têm mostrado que, apesar de alguns casos contarem com hereditariedade, a maioria ainda é decorrente de fatores comportamentais:


• aumento do consumo de sal;
• obesidade;
• ingestão excessiva de álcool e hábito de fumar _ esses dois, juntos, têm um potencial inquestionável para aumentar a pressão arterial de um paciente”, explica o médico.



Sem sintomas específicos
Entre os casos de pressão alta, 80% são assintomáticos, o que permite que uma pessoa saudável seja portadora sem ter conhecimento, mas os principais sinais são:
• dor-de-cabeça (sensação de peso na cabeça como um todo);
• tontura;
• dor na nuca;
• visão dupla ou
• zumbido.

“A questão é que, em virtude da falta de sintomas específicos (já que eles também são parecidos com os da pressão baixa), quando o paciente procura ajuda médica, a doença, às vezes, já está instalada há algum tempo, o que pode levar a problemas mais sérios, como comprometimentos vasculares cerebrais ou cardíacos”, afirma Heno Ferreira Lopes.

Ele é autor do livro Síndrome Metabólica – Uma Abordagem Multidisciplinar, Editora Atheneu.

Resultado: de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, dentre os fatores de risco para mortalidade, a hipertensão é a responsável por 40% das mortes por AVC (Acidente Vascular Cerebral, o popular derrame) e 25% daquelas por doença das coronárias.



Mais sabor com menos sal
Para incluir alimentos mais saudáveis no seu cardápio, controlar a pressão arterial e ajudar a emagrecer, a nutricionista Márcia Regina Dal Medico, do Spa Jardim da Serra, em São Pedro, SP, elaborou um menu exclusivo, com 1.100 calorias diárias. Ele permite a queima de até 5 kg em 15 dias.

“Para ter saúde precisamos de hábitos saudáveis. É o que proponho nesta dieta. Porém, paralelamente, é preciso fazer exercícios. Sugestão: uma caminhada de 30 ou 40 minutos por dia. Se você parar de fumar e de beber, claro, melhor!”, orienta a nutricionista.

Veja o menu a seguir.


o sódio é o grande vilão
O fato do pai e da mãe serem portadores do mal torna o filho um candidato mais efetivo à hipertensão.


Entre os outros fatores, o sódio continua sendo o maior vilão. “A ingestão de sal é básica e, sem dúvida, o fator mais importante.


Uma vez ingerido em excesso, não só agrava a doença como aumenta o número de hipertensos em uma população sadia”, afirma a endocrinologista Ellen Simone Paiva, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), em São Paulo.


Para o cardiologista Heno Ferreira Lopes, o recomendado é que as pessoas consumam no máximo 6 g de sal diariamente, o que equivale a 6 colheres de café rasas do produto. “Se considerarmos que os alimentos consumidos diariamente já contêm 2 g de sódio, isso quer dizer que, no restante da alimentação, a quantidade não deve ultrapassar 4 g por dia.


O problema é que, além do saleiro na mesa, as pessoas lançam mão de temperos industrializados, embutidos e enlatados, riquíssimos na substância. Juntos, eles só pioram o quadro”, afirma o médico.


Clique aqui para ver a sugestão de cardápio


0 comentários:

Arquivo do blog

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Seguidores